Recentemente, recebi um presente que encheu meu coração de gratidão e alegria: um produto premium de edição limitada de uma empresa que há mais de 5 anos nasceu de um projeto na aula de inglês.
Em setembro de 2015, em parceria com a AIESEC, consegui marcar encontros entre meus alunos e intercambistas da Alemanha, do Egito e da Tunísia.
A cada semana, seis alunos se encontraram com um dos visitantes para conhecer mais sobre a cultura do país deles e para apresentar algo da nossa cultura.
Foram encontros riquíssimos e inesquecíveis. Os alunos apresentaram chimarrão, pão de queijo, brigadeiro, água mineral, algumas cidades históricas e turísticas da nossa região, nosso café, alguns representantes de nossa música, etc.
Dois alunos, Bruno e Joyce, sua prima, resolveram trazer dois dos produtos que melhor representam sua cidade natal (Cambuquira-MG). Joyce optou por trazer a água mineral reconhecida internacionalmente e o Bruno, resolveu trazer o café produzido no sítio da família.
Bruno contou com a ajuda da mãe, que já torrava o café para o consumo da família, para torrar um café fresquinho.
Como aquela amostra do café brasileiro faria uma longa viagem até a Tunísia, Bruno resolveu criar uma embalagem artesanal caprichada.
Na viagem de volta para São José dos Campos-SP (cerca de 300km distante de Cambuquira-MG) o cheirinho do café começou a invadir o carro. E ali, entre uma conversa e outra, veio a frase: “Acho que vou trabalhar com café”.
Deixar uma carreira promissora na engenharia em SP e voltar para MG para aprender a trabalhar com café no sítio da família? E por que não?
Com o apoio imediato da esposa (noiva, naquela época) e da família, veio a mudança na carreira e nasceu o Café Especial Memórias de Minas.
De lá pra cá, já são inúmeros cursos, experiências e um café consagrado no mercado de cafés especiais.
Hoje, Bruno é profissional reconhecido no meio dos produtores de cafés especiais e não pára de investir em aprender cada vez mais.
A família que já tinha experiência no cultivo do café, hoje se dedica a estudar, inovar e modernizar os métodos de cultivo e torrefação de cafés especiais.
Sou muito grata à minha profissão que me dá oportunidade de fazer parte de histórias como essa. Ah, e o café não é “só café”, é uma experiência! Fenomenal! 😉