New title

Cornell note taking - sistema de anotações que favorece a assimilação

Cornell note taking – sistema de anotações que favorece a assimilação

Você já ouviu falar de Cornell note taking system? Trata-se um sistema de anotar, organizar e revisar conteúdo desenvolvida na década de 50 pelo Professor Walter Pauk da Cornell University.

Em seu livro How to Study in College, Professor Pauk apresentou um layout que servia de orientação para que seus alunos pudessem tomar notas e revisar de maneira eficiente.

O processo de estudo requer uma folha de caderno dividida em três partes (a quarta parte é opcional) e envolve cinco etapas: registro, redução, recitação, reflexão e revisão .

Layout – estrutura da página

Divida uma folha de caderno em três partes de acordo com o esquema abaixo. O campo título e data no topo da página são opcionais. Eu particularmente gosto de incluir esse campo para ajudar a localizar rapidamente o material. As medidas não precisam ser tão exatas. É importante apenas respeitar esse layout e o processo de tomar notas.

cornell note taking system
cornell note taking system

O processo

O processo consiste em cinco etapas: registro, redução, recitação, reflexão e revisão. Não há nenhum segredo nessas etapas. É um processo que todo estudante já faz ou fez. O objetivo do Cornell note taking system é apenas organizar e otimizar o que o aluno já faz e pode ser aplicado a qualquer conteúdo de qualquer área.

Registo

Esta etapa é simultânea à aula, leitura, palestra, vídeo. Enquanto, você ouve ou lê, anote rapidamente ideias, dados, fatos na coluna maior (conforme indicado no esquema abaixo). Não se preocupe em escrever frases completas, você pode até deixar lacunas para preencher ao final da aula. Use frases com estrutura gramatical simplificada, elementos visuais como ícones, símbolos, abreviações, marcadores, números. O objetivo não é anotar tudo o que o professor disser, mas os pontos principais.

Redução

Está etapa acontece logo após a aula, palestra, vídeo terminar. Releia as suas anotações. Reduza cada uma das suas anotações a uma palavra-chave, a um título ou formule uma pergunta cuja resposta seja a sua anotação. Anote na coluna menor à esquerda. Esta etapa é essencial para ajudar na compreensão do que foi anotado e esta coluna servirá como uma pista para ativar a sua memória quando estiver revendo as suas anotações.

Recitação

Nesta etapa, com um folha, cubra a parte maior da folha onde estão suas anotações. Leia a coluna menor (que contém as palavras-chave, títulos e perguntas). Em voz, alta fale sobre aquele tópico em suas próprias palavras. O objetivo não é decorar a informação, mas verificar se você é capaz de pensar e discorrer sobre o assunto sem recorrer às suas anotações. É importante que seja em voz alta porque ouvir nossa voz ajuda a manter a concentração e a refinar a qualidade do conteúdo que produzimos. Se você é estudante de língua estrangeira, use essa técnica sem moderação 😉

Reflexão

A etapa da reflexão é o momento de ponderar sobre o que você acabou de aprender relacionando o conteúdo com a sua experiência. É o momento de reforçar a aprendizagem significativa. Ela acontece logo após a etapa de recitação de cada um dos itens anotados. Pergunte-se: Como esses fatos e ideias complementam o que eu já sei? Onde e como poderei aplicá-los na minha vida? Por que esse conhecimento é importante para minha vida ou carreira?

Revisão

Para evitar que suas notas sejam esquecidas junto com o conteúdo, organize-as em pastas ou cadernos por área, disciplina ou professor. Estabeleça uma frequência para revisar dependendo do objetivo. Se for um curso com um teste no final, talvez seja importante revisar várias vezes durante a semana, por outro lado, se o objetivo for formação profissional continuada, revisar uma vez ao mês possa ser suficiente.

A revisão não é uma releitura. Repita aqui o procedimento da etapa de recitação e leia cuidadosamente a última coluna, summary (ou resumo), descrita a seguir. A releitura é feita automaticamente quando você confere se a sua recitação estava de acordo com as anotações.

Summary – Resumo

Após a etapa da reflexão, você deve preencher a coluna ao final da página com o resumo de tudo o que contém na folha. No resumo, você pode usar as suas próprias palavras para descrever fatos e informações que queira se recordar quando encontrar essas anotações na fase da revisão. Pense que você está deixando pistas ajudar o seu “future self” a se recordar do que foi anotado naquele dia. Você pode optar por resumir apenas o conteúdo daquela página ou incluir uma visão geral do que foi discutido no curso, na semana, no módulo. Por exemplo: “ouvi a esse podcast porque estava com dúvidas sobre avaliação em aulas individuais. A palestrante fala das técnicas X, Y, Z que posso utilizar nas minhas aulas.”

Se você quiser saber mais sobre Cornell note taking system, pode acessar esse material da University of New England ou está página do Montgomery College.

Eu sempre faço minhas anotações à mão por que isso ajuda muito na assimilação como já falei aqui, mas se você prefere fazer anotações online, pode fazer download de um template prontinho para ser usado no Google Docs.

Comments are closed